Muxima recebe o Grupo Quixabeira da Matinha

A Muxima tem o prazer de anunciar a visita do grupo baiano de samba de roda, Quixabeira da Matinha, que terá lugar entre os dias 25 a 28 de Outubro próximo, no âmbito de um evento de divulgação cultural, denominado “Semana Cultural da Bahia”.

A apresentação em Portugal do grupo Quixabeira da Matinha só é possível graças ao apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda e que conta com a Prefeitura de Feira de Santana e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, numa iniciativa da Associação Cultural Coleirinho da Bahia. O objetivo do apoio destas entidades é o de estimular manifestações culturais presentes na expressão do povo da roça, com vestígios e marcas herdadas de quilombolas para que se possam expressar e apresentar para públicos de outras origens e identidades.

A Quixabeira da Matinha foi criada em 1989 pelo sambador Coleirinho da Bahia, autor da música “Quixabeira” que já fora interpretada por grandes nomes da música baiana e brasileira, a exemplo da banda Cheiro de Amor, na voz de Carla Vizi, Carlinhos Brown e Maria Betânia. O grupo é formado por trabalhadores rurais que desenvolvem um samba marcado por ritmos de diversas manifestações musicais populares a exemplo da bata de feijão, folia de reis, cantiga de roda e boi da roça. Sua formação atual é composta por Guda Moreno (vocal e cavaquinho), Chica do Pandeiro (vocal e pandeiro), Zezé (tamborim e back), Andréa (dançarina), Pissita (cavaquinho), Jai (timbau), Swing (percussão), Aline (back vocal), Amadeu (percussão) e Tarcísio (violão). Esta será a sua primeira apresentação fora do país

O grupo possui  5 cds gravados de forma independente: “Gosto do meu samba”, “A cultura ta acabando”, “Retrato de um sambador”, “Cheguei para sambar” e “Ao vivo é mais gostoso” de e que já realizou shows em carnaval de Salvador (2008 até 2016), Bienal Internacional do Livro (Rio de Janeiro – 2005), Feira de Cultura (Santa Teresa-SP/ 2003) e Festival de Cultura (Salto da Divisa-MG/ 1995). (Clique para ver o artigo da G1Globo sobre o grupo)

O show Quilombo, luta e resistência terá lugar no dia 28 de Outubro de 2018 pelas 17:30 na Galeria Municipal Verney na Rua Cândido dos Reis, nr.90 em Oeiras. A entrada é gratuita mas limitada pela capacidade do espaço.

WhatsApp Image 2018-09-03 at 19.35.42

Enviar comentário

Por favor, insira seu nome

*

Insira um email válido

*

Escreve a sua mensagem

MUXIMA © 2019 Todos os Direitos Reservados

Designed by iDO